Medicina Geral e Familiar

Vera Reis

É uma especialidade orientada para a prestação de cuidados primários de saúde, preventivos e curativos, abrangentes, integrais e continuados. Encaminhando ou envolvendo, sempre que se justifique, o paciente com outras especialidades médicas ou terapias, e realizando todos os exames complementares que sejam necessários.

A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade desenvolvida e exercida por médicos com formação específica que abrange, ainda que de modo genérico, todas as áreas de especialidade. Trata-se de médicos com competências para o acompanhamento dos seus pacientes numa abordagem global, que poderá abranger de modo preferencial todos os elementos de uma família de qualquer idade, da saúde infantil até idades avançadas, numa perspectiva de tratamento e de prevenção.

Esta especialidade médica, observa o indivíduo na sua componente mais abrangente, tocando o plano biológico, psicológico e social, sendo realizada uma avaliação completa, holística do estado da pessoa – e que se dedica a todas as idades.

baby table