Duarte Spinola

A osteopatia é uma medicina manual que estudo e actua sobre o corpo como um todo. A osteopatia é um sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e visão próprias, tem por objectivo restabelecer a funcionalidade das estruturas e sistemas corporais, agindo sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

Na Clínica Medicinas assumimos que as doenças resultam de alterações na estrutura do órgão, músculo, osso ou de outros tecidos e o corpo é um sistema com elementos relacionados e portanto as disfunções de um elemento afetam o funcionamento dos restantes.

A abordagem da Clínica Medicinas processa-se pela avaliação estrutural de despiste de uma disfunção, mas privilegia a avaliação funcional dado que frequentemente são os maus padrões de movimento que predispõem para que surjam desalinhamentos estruturais, e consequentemente lesão articular, dor e inflamação.

A osteopatia permite aliviar as dores e devolver o equilíbrio ao corpo, liberando as tensões a que está sujeito. Na Clínica Medicinas procuramos uma osteopatia integrativa desenvolvendo uma abordagem e uma visão muito própria do corpo e de terapia manual de intervenção e diagnóstico. O diagnóstico realiza-se através de um conhecimento da história clínica do paciente, avaliação postural, palpação e testes de mobilidade.

A osteopatia ajuda o paciente a conseguir uma postura correcta e a realizar os movimentos sem dor, recuperando a harmonia corporal e a sensação de saúde e bem-estar. Para além de actuar em situações declaradas também pode actuar preventivamente evitando que se manifestem situações mais complexas.

Que problemas pode tratar a osteopatia?

Dores articulares, musculares de pescoço, cintura, costas

Problemas de coluna

Cervicalgias

Torcicolos

Problemas digestivos como hérnias de hiato, prisão de ventre crónica, úlceras

Dores de cabeça, enxaquecas

Inflamações nervosas

Tonturas e vertigens (vertigem paroxística benigna, doença de Ménière)

Problemas na articulação mandibular

Lesões desportivas (entorses, luxações, contraturas musculares)

Dores pós-operatórias

Problemas de regurgitação em lactantes

Problemas de comportamento em crianças (crianças hiperativas)

Dores na gravidez

Infecções urinárias repetidas

Incontinência urinária

Ciáticas

Cervicobraquialgias

Lordose, escoliose, cifose que se desenvolvem com dor

Irritabilidade

etc…

Quem pode beneficiar da osteopatia?

A osteopatia pode ser aplicada a toda a gente, desde o recém-nascidos até idosos, passando por grávidas e atletas. Não sendo aplicável a algumas situações como cancro dos ossos, artrite reumatoide em fase aguda e osteoporose avançada.

Na pratica de osteopatia são utilizadas várias técnicas manuais específicas:

Estruturais – com o objectivo de reajustar uma articulação, mesmo em casos de deslocamentos subtis e invisíveis nas radiografias;

Musculares – dedicadas ao tratamento dos músculos e tendões;

Cranianas – permitem tratar a totalidade do corpo a partir do crânio;

Viscerais – que tratam dos órgãos e das relações entre eles;

Linfáticas e imunitárias – cuja ação visa o sistema linfático e o sistema imunitário;

Fasciais – que actuam sobre os tecidos fasciais do corpo humano.

As estruturas do corpo têm funcionalidade e mobilidade própria e devem estar suportadas, equilibradas e livres para os movimentos. Muitas vezes os sintomas são ténues mas podem ser o sinal de algo mais complexo que pode ser prevenido e antecipado.

Se tem alguma condição limitante e gostaria de recuperar o seu bem-estar venha fazer uma consulta diagnóstico!