Homeopatia Clássica

Gabriel Campuzano Pina

 

A Homeopatia é uma terapia médica que se fundamenta em dois princípios básicos:

 

1) A força vital do organismo

 

2) O princípio de semelhança

 

Isto significa que reconhece a doença como uma perturbação da força vital (energia, prana, chi) do organismo que provoca o aparecimento de sintomas a diferentes níveis e que precisa, por este motivo, ser tratada nesse nível, ao nível dinâmico, ao nível da causa. O tratamento deverá ‘ajudar’ a força vital a encontrar o equilíbrio natural que existe no pleno estado de saúde. Isto é feito usando medicamentos dinâmicos (Potência Homeopática), ou seja, medicamentos que foram preparados de forma a desenvolver o padrão dinâmico-energético da substância em questão, já que só assim é que podem influenciar a força vital no organismo a níveis mais profundos.

 

O termo Homeopático refere-se ao facto de que uma vez reconhecido o padrão dinâmico da doença (consulta médico-homeopática) ministra-se ao doente um medicamento de padrão dinâmico idêntico (Homeo) causando assim no organismo uma neutralização do padrão vital patológico que causa os sintomas da doença. A Homeopatia trata assim a causa (doença), e não só o resultado (sintomas) da doença. Só desta maneira é que existe ‘cura’.

 

A Homeopatia Clássica usa um único medicamento homeopático, o Similimum, que deve curar todos os sintomas no paciente, desde o nível mais profundo – estado psíquico e emocional – até aos sintomas físicos. Em princípio, qualquer patologia pode ser tratada com Homeopatia. Desde as patologias mais comuns como tosses e alergias até patologias mais profundas de origem auto-imune.

 

As aplicações dos tratamentos homeopáticos são de sentido geral a todas as pessoas, em qualquer fase de vida. Por maior recorrência de tratamentos em mulheres, enumeramos algumas das condições nas quais temos conseguido tratar com sucesso:
– Adenomiose (Endometriose uterina)
– Candidíase – Infecções vaginais gerais
– Cistites – Infecções urinárias recorrentes
– Endometriose (Proliferação do endometrio fora da cavidade uterina)
– Gravidez, Profiláctico e curativo na Infertilidade
– Quistos ováricos
– Tendência uterina para abortar
– Transtornos na regularidade do ciclo menstrual e sintomas associados
– Depressão
– Fadiga crónica/Fibromialgia
– Ansiedade/Pânico
– Artrite reumatoidea

 

A Medicinas é uma clínica médica com uma abordagem de Saúde Integral.

Doença e Saúde são o resultado de realidades complexas de decisões, com causas, sintomas e soluções muito diversas, tendo em conta a compreensão das componentes físicas, energéticas, emocionais, psicológicas, espirituais e também o estilo de vida.


Na Medicinas estudamos cada caso como único, reunimos várias especialidades e procuramos integrar um conjunto complementar de cuidados médicos e terapias para a/o ajudar a recuperar o seu estado de saúde.