Workshop Aromaterapia

clinica-medicinas-logotipo A aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros extraídos de flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas, e transformados em óleos essenciais, para restabelecer o equilíbrio e a harmonia no organismo. Estas terapias são praticadas há milhares de anos, utilizadas na prevenção e no tratamento de doenças físicas e psicológicas.

 

 

 

É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. As propriedades, a fragrância e os efeitos dos óleos essenciais estimulam os diferentes sistemas do organismo. Os tratamentos são baseados nos efeitos que os aromas de plantas são capazes de gerar.

 

A aromaterapia explora a estreita ligação entre o olfacto e o cérebro no desencadear de um efeito indirecto no sistema imunitário, que potencia a capacidade do corpo se curar a si próprio.

 

Na medicina holística, a aromaterapia é utilizada como uma forma de auto-cura uma vez que incentiva o equilíbrio interno do organismo, mas também se manifesta ao nível físico uma vez que os óleos essenciais são conhecidos pelas suas poderosas acções revigorantes, anti-oxidantes, anti-bacterianas, anti-virais, anti-fungos, anti-inflamatórias, ansiolíticas e anti-espásticas.

 

Quando inalados, os aromas estimulam as nossas células olfactivas e esse impulso é encaminhado para o sistema límbico – o centro emocional do cérebro – ligado à memória, à respiração, à circulação sanguínea e às hormonas.

 

Benefícios físicos, emocionais e espirituais

Escolhidos os óleos essenciais apropriados, os benefícios são muitos e sentem-se a diversos níveis:

 

Corpo – as propriedades anti-bacterianas dos óleos essenciais auxiliam na cicatrização de feridas externas; actuam no melhoramento da circulação sanguínea, na drenagem linfática e na eliminação das toxinas do corpo; tratamento de doenças de pele, perturbações digestivas, desequilíbrios hormonais, dores musculares e de articulações; aumento dos níveis de energia e bem-estar geral.

 

Mente – tratamento de cansaço mental, stress, tensão, certas fobias, insónias e outras perturbações do sono; aumento dos níveis de concentração, memória e produtividade.

 

Estado emocional – os óleos essenciais também podem funcionar como um anti-depressivo potente, ajudando a acalmar e a aliviar estados de nervosismo, tristeza, pânico, ansiedade e de depressão; aumento dos níveis de auto-estima e de auto-confiança.

 

Estado espiritual – a aromaterapia também é utilizada para aumentar os níveis de consciência, percepção e de comunhão com forças maiores, sendo ainda parte integrante na prática da meditação.

 

 

 

O Workshop abordará:

  • Princípios básicos da aromaterapia
  • Propriedades terapêuticas de algumas plantas aromáticas e medicinais
  • Sugestões práticas para o uso de óleos essenciais no quotidiano

 

Detalhes do Workshop

 

Local
Clínica Medicinas – R. Joaquim Ereira, 1596 – Torre, Cascais

 

Data e horário
21 Janeiro, 15h00 -18h00

 

Preço
€ 40 – 10% desconto para inscrições até 6 Jan

 

Por Cláudia Wittenburg

 

 

Inscreva-se já!  Envie email para: geral@clinicamedicinas.pt