Alimentação Naturopática

Mariana Pessanha

 

O fascínio pela alimentação surge quando entendemos o verdadeiro valor de cada alimento, sem contar calorias ou ficar restritos a números ou medidas. Um alimento tem sempre uma história para contar, um órgão a beneficiar e por consequência equilibrar o organismo de forma geral.

 

Entender a função e particularidade de cada alimento é a filosofia que nutre os pacientes que nos procuram, são todos tratados de forma particular e os planos alimentares elaborados em função da saúde de cada um. Se não gosta de brócolos existem “n” outras soluções, nada tem que ser preto ou branco e o sacrifício não faz parte da equação.

 

Através de uma conversa onde são analisados todos os sistemas do organismo (sistema nervoso, sistema digestivo, sistema cardiovascular, sistema respiratório etc..) bem como observação de unhas, língua, olhos, pele etc..

 

Estas são ferramentas mais que suficientes para que se possa elaborar um plano alimentar único dirigido às características, necessidades e objectivos de cada paciente.

 

Depois de todo o diagnóstico é elaborado um plano alimentar com ilustrações, receitas e combinações próprias para cada indivíduo. Por vezes recorre também a suplementos alimentares quando as carências ou excessos de determinadas vitaminas, minerais ou hormonas não se conseguem nivelar com a mesma urgência.

 

Os resultados iniciais são comuns à maioria dos pacientes:
– aumento de energia,
– perda de inchaço abdominal (e no corpo todo de forma geral),
– melhoria do sono,
– melhor capacidade de foco e concentração,
– maior rendimento físico.

 

O foco deve ser o bem-estar e como atingi-lo e o segredo está em desfrutar do caminho porque os resultados são consequência de um dia-a-dia estável, equilibrado e feliz.

 

 

A Medicinas é uma clínica médica com uma abordagem de Saúde Integral.

Doença e Saúde são o resultado de realidades complexas de decisões, com causas, sintomas e soluções muito diversas, tendo em conta a compreensão das componentes físicas, energéticas, emocionais, psicológicas, espirituais e também o estilo de vida.


Na Medicinas estudamos cada caso como único, reunimos várias especialidades e procuramos integrar um conjunto complementar de cuidados médicos e terapias para a/o ajudar a recuperar o seu estado de saúde.